Wubi: como instalar o Linux sem mexer no Windows

Já pensou em instalar o Linux para experimentar mas ficou receoso de ter problemas com o seu Windows que está funcionando direitinho? Ou será que haverá drivers para sua placa wifi ou de vídeo? Pois bem, parodiando o desenho animado: -Os seus problemas acabaram, o Wubi chegou.

Wubi é um produto da Canonical, fabricante do Ubuntu, a distribuição Linux mais utilizada atualmente em desktops. Sua idéa é bem simples, que tal instalar o Linux Ubuntu com se fosse um programa do Windows. Instale, use, descubra, divirta-se e se depois quiser removê-lo, basta ir ao menu e clicar em Desinstalar. Pronto.

O primeiro passo é acessar o site do Wubi e fazer o download do instalador.

Em seguida, inicie a instalação. A sequência de imagens abaixo irá mostrar passo-a-passo todo o processo de instalação. Depois irei mostrar alguns aplicativos comuns (firefox e word) rodando no Ubuntu. E por último como desinstalar, caso não queira mais ou deseje mudar para uma instalação diferente.

1. Instalação

A primeira coisa a fazer é selecionar os dados de instalação. Selecione o drive (C:, D:, etc…) em que possua mais espaço. O tamanho mínimo é de 5GB, mas eu recomendo 10GB para poder experimentar com mais folga. Nessa tela também é importante selecionar o seu nome de usuário e senha. Guarde esses dados! Serão necessários para logar no Ubuntu.

Wubi - selecionando as opção de instalacao

Wubi - selecionando as opção de instalacao

A instalação começa e o programa fará o download de tudo o que for necessário. Sente e espere, na minha conexão de 2Mbits levou 1h15. Uma janela como essa abaixo irá mostar a quantas anda e quanto falta pra acabar.

Acabou o download e a primeira parte da instalação, você deve reiniciar o computador para que o processo continue.

IMPORTANTE! Quando o seu computador reiniciar, você verá uma nova tela. Trata-se de um gerenciador de boot, um programa que permite escolher qual sistema operacional deseja executar. Nesse caso, você possui pelo menos dois, o Windows e o Ubuntu. Na instalação do Wubi o Windows aparece como padrão, mas para terminar a instalação selecione a opção Ubuntu.

Grub - tela de login

Grub - tela de login

Após selecionar o Ubuntu, o sistema começa a se carregar. Como é o primeiro boot, irá demorar um pouco. Aguarde.

Ubuntu carregando

Ubuntu carregando

Após terminar o boot, a instalação continua, primeiro verifacando se até aqui foi tudo bem.

Em seguida o sistema continua a instalação. Não se desespere, falta pouco.

Acabada essa parte o computador ira bootar, certifique-se que ele volte no Ubuntu. Você verá uma tela parecida com essa abaixo enquanto reinicializa.

ubuntu desligando

ubuntu religando

2. Utilizando o Ubuntu

Acabou a instalação! O Ubuntu foi instalado no seu sistema. Agora digite o nome de usuário e senha que escolheu (lá na primeira tela) e faça o seu primeiro login.

Ubuntu - tela de login

Ubuntu - tela de login

Uma das coisas boas de um sistema gratuito, como o Linux Ubuntu, é que as atualizações são disponibilizadas tão logo quanto possíveis. A tela abaixo mostra um balão informando que há itens importantes a serem atualizados. Clique na estrela laranja acima do balão para abrir o instalador de atualizações. (clique para ampliar)

Ubuntu - mostrando as atualizações disponíveis

Ubuntu - mostrando as atualizações disponíveis

A imagem abaixo (clique nela para ampliar) mostra o instalador de atualizações. Clique no botão “Instalar Atualizações”.

Ubuntu - instalador de atualizacoes

Ubuntu - instalador de atualizacoes

Pronto! Agora seu sistema está instalado e atualizado. Já é possível começar a utlizar com toda a segurança. A imagem abaixo mostra o firefox aberto no seu blog favorito :)

Ubuntu - firefox

Ubuntu - firefox

Que tal abrir editor de textos e planilha? Vá no menu indicado abaixo e abra o openoffice.

Mais um exemplo de aplicativo, o editor do OpenOffice. Abra e salva arquivos no formato do Word da Microsoft.

Openoffice Editor

Openoffice Editor

3. Removendo o Ubuntu

Matou a curiosidade, cansou do sistema ou quer partir para uma instalação mais “personalizada”. Apenas desinstale o Wubi. Reinicie o seu computador e na tela do Grub selecione o Windows. Em seguida vá ao painel de controle, adicionar ou remover programas e marque o Ubuntu.

Remover o Wubi do Windows

Remover o Wubi do Windows

Clique em Alterar/remover e a desinstalação terá inicio (e fim), como mostra imagem abaixo.

Espero que tenha sido útil. Quem tiver dúvidas ou fizer uma experiência com o Wubi, não deixe de comentar.

This entry was posted in Linux, Windows and tagged , , , . Bookmark the permalink.

51 Responses to Wubi: como instalar o Linux sem mexer no Windows

  1. Pingback: Como acessar a Deep Web - Parte 1 (Instalação do Linux) - Sucesso Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *